quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Plano de aula - ed. infantil

Professora: Lediany Karoline Ferreira Alves

PLANO DE AULA

TURMA: JD I
FAIXA ETÁRIA: 4 anos
CONTEÚDOS: Vogais “a, e, i, o u”

Objetivo Geral:

·        Possibilitar as crianças a interagir com diversos saberes e usufruir dessa aprendizagem no decorrer da sua vida.

Objetivos Específicos:

·        Reconhecer as vogais através de fichas, musicas, brincadeiras com dado e pescaria;
·        Possibilitar o desenvolvimento da linguagem oral através das musicas das vogais;
·        Estimular o gosto pela musica;
·        Desenvolver a coordenação viso-motor e a interação entre aluno/professor através da brincadeira “Pescaria das vogais”;
·        Desenvolver a expressão corporal com a brincadeira da “Dança da Cadeira”.

Metodologia:

·        Aula expositiva e dialogada das vogais;
·        Apresentação de cartazes com figuras ilustrativas representando as vogais;
·        Cantar a musica das vogais gesticulando de maneira lúdica;
·        Oração de agradecimento;
·        Brincadeira com o dado das vogais;
·        Pescaria das vogais;
·        Brincadeira da “Dança da cadeira”.

Recursos:

·        Cartazes;
·        Dado;
·        CD;
·        Som;
·        Vara;
·        Peixe de papel;
·        Cola;
·        Tesoura;
·        Fita Adesiva;
·        Arame;
·        Cartolina;
·        Pirulito;
·        Balinha;
·        Sacola plástica;
·        Areia;
·        Bacia.



Desenvolvimento

A aula iniciará com a apresentação da professora aos alunos, em seguida pedirei para cada criança se apresentar falando o seu nome para possibilitar a interação professor/aluno.
Faremos oração de agradecimento pelo lanche junto cantaremos a musica “meu lanchinho”.
Após o lanche introduzirei um dialogo informal sobre as vogais, abordarei sobre a importância das mesmas na formação das palavras, apresentarei cartazes com figuras ilustrativas de animais cujo nome tem as iniciais das vogais, de acordo com a apresentação e explicação de cada vogal, estarei colocando musica relacionada a cada letra.
Para melhor compreensão e assimilação do conteúdo ministrado, desenvolveremos de forma lúdica a brincadeira “Pescaria das vogais”.
Colocarei as crianças sentadas em forma de circulo para dar inicio a brincadeira no chão, mostrarei o dado das vogais para as crianças e explicarei como é essa brincadeira.
Irei convidar uma criança para jogar o dado no chão, a vogal que sair no dado a criança terá que pescar um peixinho com a letra da vogal, e assim sucessivamente para que todos possam participar da brincadeira de forma lúdica e dinâmica.
Seguindo a rotina da creche estaremos realizando o momento da higiene pessoal “BANHO”, depois da higiene pessoal faremos a oração de agradecimento pela janta e conduziremos as crianças para o refeitório.
Ao retornamos do jantar desenvolveremos a seguinte brincadeira “Dança da cadeira”.
Para finalizar a aula estarei agradecendo aos alunos, professora e ADI pela oportunidade concedida para mim de desenvolver esse estagio.   

Justificativa:

Esse plano de aula tem como finalidade auxilia as crianças em seu desenvolvimento afetivo, intelectual, moral, cultural e social.
As atividades didáticas serão ministradas de maneira lúdica proporcionando-lhe momentos de análise, de lógica de percepção visual, dentre outros aspectos. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.
A criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade. Dessa forma estarei utilizando recursos variados, como objetos concretos, cantigas, cartazes, jogos e brincadeiras.
Para NICOLAU e DIAS (2007:29), a criança constrói conhecimentos ao interagir com objetos, pessoas, situações e acontecimentos, enfim, com o mundo e no mundo que a cerca, e o jogo e a brincadeira são formas privilegiadas de ela estabelecer interações.

Avaliação:

Será continua, sistematizada e respaldada nas habilidades programadas. Como também respeitando o tema de aprendizagem de todos os alunos na realização das atividades propostas: estimulando, orientando e desafiando-os.
Registrar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e psicosocial da turma, de uma forma geral, e individualmente.

Referencias bibliográficos:
                                
BOUQUET, Graça. Letramento Divertido: Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2008.


Anexos das musicas das vogais

ARARA COLORIDA

A ARARA É COLORIDA.
PARA ELA TUDO É FESTA.
VOA EM BANDO COM A FAMÍLIA
QUANDO ESTÁ LÁ NA FLORESTA

CANTA ALTO E DÁ GRITOS,
MOSTRA-SE FELIZ DA VIDA
QUANDO VÊ A PASSARADA
ATRÁS DELA REUNIDA.
                                    Graça bouquet

ELEFANTINHO FOFINHO

ELEFANTE, ELEFANTINHO,
ONDE VAIS TÃO LENTAMENTE?
DIGA LOGO, MEU FOFINHO,
PARA EU FICAR CONTENTE!
                                          Graça bouquet

INDIOZINHO PERI

- INDIOZINHO PERI,
QUE FAZES AQUI?
- ESTOU ESPERANDO BIS
O MACACO JOLI.BIS
                            Graça bouquet

OVELHA ESPERTINHA

OVELHINHA ESPERTINHA,
QUERO VER O SEU ANDAR.
SEMPRE COM REBOLADINHOS,BIS
PARA LÁ E PARA CÁ...BIS
                                    Graça bouquet




JÁ SEI LER

JÁ SEI LER E ESCREVER
QUATRO LETRINHAS LEGAIS.
AGORA SÓ FALTA A LETRA U
E COMPLETAR AS VOGAIS.
                                  Graça bouquet



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Galinha Pintadinha:Conteúdo animais com pena.http://www.youtube.com/watch?v=H2PQFsj-Lho&feature=grec_index 


Metodologai e Desenvolvimento Música Percepção visual e auditiva Cores primárias e secundárias Quantidade Movimento corporal